Arnaldo Battaglini (nascido Arnaldo Baptista de Souza Battaglini, em São Paulo, 1953) é um renomado escultor, gravador, desenhista e designer de joias brasileiro. Sua obra é marcada pela exploração da linha, do grafismo e das formas orgânicas no espaço, transitando entre diferentes mídias e escalas.
Iniciou sua formação em Londres, para onde se mudou em 1975, estudando pintura, desenho e gravura na Wimbledon School of Art e história da arte na Middlesex Polytechnic. Ao retornar ao Brasil, coordenou o Atelier de Livre Expressão em Artes Plásticas do Museu Lasar Segall, entre 1984 e 1989.
Nos anos 80, utilizou a gravura em metal para criar desenhos de folhagens, elementos marinhos e formas orgânicas. As matrizes de cobre usadas nas gravuras inspiraram sua incursão na joalheria e, posteriormente, na escultura, especialmente as de parede, mantendo o foco na relação entre linha e espaço.
Suas obras evoluíram para uma síntese formal, resultando em peças que, embora pareçam simples, são repletas de consistência e sofisticação, com um uso deliberado do tempo e do pensamento no processo criativo.
Battaglini possui obras em acervos importantes e já expôs em diversas galerias e instituições, como a realizada na Pinacoteca em 2014. Sua história de vida e carreira também estão documentadas no Museu da Pessoa, em um relato intitulado "A arte é mais uma linguagem".
100x50cm

